quinta-feira, maio 21

In practice (Na prática)

How the main recycling processes?
(Como funcionam os principais processos de reciclagem?)

Papel: assim que chega à indústria da reciclagem, é cortado em tiras e colocado num tanque de água quente, onde é mexido até que forme uma pasta de celulose. Na fase seguinte, drena-se a água e retiram-se as impurezas. O preparado é, então, despejado sobre uma tela de arame. A água passa e restam as fibras. O material é seco e prensado por pesados cilindros a vapor e alisados por rolos de ferro. Está, então, pronto para ser enrolado em bobinas e ser papel de novo.
Plástico: a reciclagem pode ser feita de duas maneiras: com ou sem a separação das resinas. O primeiro processo é mais caro para os brasileiros, uma vez que requer equipamentos que não são fabricados no país. O resultado desta técnica é a chamada madeira plástica, usada na fabricação de bancos de jardim, tábuas e sarrafos. O outro processo, mais comum, inicia-se pela separação dos plásticos conforme sua densidade. Depois, são triturados até virarem flocos do tamanho de um grão de milho. Já lavados e secos, os flocos são vendidos às fábricas que confeccionam artefatos de plástico.
Vidro: a primeira etapa do processo de reciclagem é separá-lo conforme a cor - o incolor é o de melhor qualidade. Em seguida, o material é lavado e ocorre a retirada de impurezas, como restos de metais e plástico. Um triturador, então, transforma o vidro em cacos de tamanho homogêneo. Antes de serem fundidos, os pedaços são misturados com areia e pedra calcária. Sem que resfriem, recebem um jato de ar quente para tornarem-se mais resistentes. Estão, enfim, prontos para serem utilizados mais uma vez.
Metais:O processo de reaproveitamento do alumínio, o metal mais reciclado, consiste na retirada de impurezas (como areia, terra e metais ferrosos), na remoção das tintas e vernizes e, por fim, na fundição do metal. Num forno especial, ele se torna líquido, para ser, então, laminado - o combustível queimado nesta etapa pode provir do gás gerado nas fases anteriores. São essas chapas que são transformadas em novas latas.

Keep track..(Fique sabendo..)


• Cada tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 16 a 30 árvores em média.
• A reciclagem de uma garrafa de vidro economiza energia suficiente para o funcionamento de uma lâmpada de 100 watts, durante 4 horas.
• Apenas 2% de todo o lixo é reciclado no Brasil. Cerca de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário.
• 63% das latinhas de alumínio vendidas no brasil voltam ao mercado depois de recicladas.
• Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
• A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
• Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem.
• Com um quilo de vidro quebrado, faz-seexatamente um quilo
de vidro novo.
• O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo pelo perfil de consumo de uma população.
• O biodigestor é um aparelho que transforma restos orgânicos em adubo.
• A cada 100 toneladas de plástico economizam 1 tonelada de petróleo.
• Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano.
• Uma folha de papel é resultado de um estudo que durou seis anos, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos. É o chamado papel sintético, que usa o plástico como matéria-prima, em vez da celulose.
• Reciclando sacolinhas de supermercado - Mais uma prova que o material utilizado na produção de sacolas plásticas pode ter outras utilidades viáveis e ecologicamente corretas.
• A reciclagem das garrafas de plástico PET (as de refrigerante) economiza até 70% da energia necessária para a produção da matéria-prima virgem.

Photos (Fotos)


      A Reciclagem é fruto da preocupação com a qualidade de vida.


                Desvantagens - Acúmulo de lixo



                Casinha de papelão - Brinquedo reciclável.


           Separação dos materiais feitos por catadores.

Trash fashion (Lixo fashion)


As intenções à parte, pelo menos o mundinho fashion também está dando seus primeiros passos na conservação do planeta, lançando coleções com material reciclado.Peças de roupas e acessórios feitos de embalagens e materiais reciclados como: radiografias, caixas de leite longa vida, garrafas pet, embalagens plásticas de amaciantes, shampoos, desinfetantes, copos descartáveis, pedaços de brinquedos, canudos, cartas de baralho, colheres plásticas, fios de telefone, latinhas de alumínio, entre outros.
O objetivo é conscientizar as pessoas para a necessidade de reduzir, reciclar e reaproveitar os materiais recicláveis.

In Recycling.. (Na Reciclagem ..)


What types of materials can be recycled?(Que tipos de materiais podem ser reciclados?)
O lixo reciclável ou material reciclável é todo material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos.Materiais e resíduos constituídos de vidro, plástico, papel, papelão, ferro, aço e alumínio.

Recycling (Reciclando)


What prevents the recycling of a material? (O que impede a reciclagem de um material?)
Se o processo de reciclagem for muito caro, ninguém irá fazê-lo, muito menos a iniciativa privada, que hoje é responsável por grande parte do processamento de substâncias para serem reutilizadas. Ou seja, até existem técnicas de reciclagem para alguns materiais que não são reaproveitados, mas os procedimentos consomem muita energia ou exigem equipamentos caros. O desafio é desenvolver processos que tragam retorno financeiro, ou que pelo menos compensem o investimento. No Brasil, a reciclagem de pilhas ainda não é feita em escala industrial justamente pelo alto custo do processo. O desmonte das peças, sempre compostas por muitos elementos, alguns deles tóxicos, é muito trabalhoso. Outro problema a ser superado é o lixo poluído. É preciso garantir que os resíduos cheguem à fabrica de reciclagem em bom estado. Isso significa que o lixo seco não pode entrar em contato com os restos orgânicos. Um copo de café jogado numa lata de lixo pode comprometer a reciclagem de todo o papel ali contido. Vale lembrar que é inútil separar o lixo seco por tipo de material - as empresas e cooperativas sempre fazem uma nova triagem.

Composting (Compostagem)


You can recycle organic matter?         
(É possível reciclar matéria orgânica?)

Sim. Matéria orgânica - sobras de comidas, legumes, verduras e frutas estragadas, cereais, sementes, casca de ovos, pão embolorado, aparas de lápis apontado, saquinhos de chá, guardanapos de papel, podas de jardim, galhos, serragem, pó de café, etc. - corresponde a 65% de todo o lixo que se produz no Brasil. A reciclagem deste tipo de material chama-se compostagem. Seu papel é acelerar o processo natural de decomposição da matéria orgânica e transformá-la em adubo. O método mais comum resume-se ao revolvimento da porção de terra onde foram despejados os resíduos. Mas existem também procedimentos mais avançados. Num deles, o lixo é vertido em células de concreto que, oxigenadas, estimulam ainda mais as atividades das bactérias responsáveis pela decomposição.

Education (Educação)


Trashtoy that turns    (Lixo que vira brinquedo)
Os materiais recicláveis também servem de matéria-prima para produtos artesanais, que podem se converter numa fonte de renda. Muitas pessoas a usam para a confecção de luminárias, bolsas, bijuterias, peças de decoração e muitos outros objetos. Já as crianças podem transformar a sucata em brinquedos! Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos a importância da reutilização do lixo.

quarta-feira, maio 20

Advantages (Vantagens)

• What are the benefits of recycling?
(Quais os benefícios trazidos pela reciclagem?)

No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

In brazil .. (No Brasil..)

• As Brazil recycles? Which Brazilian cities are examples?
(Quanto o Brasil recicla? Quais cidades brasileiras são exemplo?)

O Brasil é campeão mundial na reciclagem de alumínio: mais de 1 milhão de latinhas por hora. No total, reaproveita-se 94% delas. Destas, 70% são recicladas em Pindamonhangaba, no leste paulista. O país também apresenta bons índices em relação ao papelão - 77% - e às garrafas PET - 50%. No entanto, ainda recicla pouco outros tipos de plástico, latas de aço e caixas longa-vida, cujos índices não ultrapassam os 30%. No primeiro caso, a justificativa é que a maioria das pessoas não reconhece como plástico as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum. Já as latas de aço são pouco recicladas porque há resistência das pessoas em guardá-las no lixo de casa. Diz-se delas que são "volumosas" e "difíceis de amassar". A tecnologia para reciclar as caixas longa-vida, que permite separar as seis camadas que compõem a embalagem, é recente e, por enquanto, poucas pessoas a possuem no Brasil.Os cinco municípios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o serviço de coleta seletiva a 100% das residências são Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP) e Santos (SP). Em Curitiba, por exemplo, a fórmula que deu certo inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco, sem nenhum resto orgânico. O resultado: o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras.

Out there .. (Lá fora ..)

• Por que há programas de reciclagem em alguns países e outros não?
A falta de mecanismos na coleta seletiva.
• Quais são os países que mais reciclam no mundo?
Países campeões de reciclagem:Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido. Neste país, são comuns diversos tipos de reciclagem. Os Estados Unidos reciclam mais de um terço de seu lixo.Os EUA, por exmplo, conseguem reaproveitar pouco mais da metade do que vai parar nas lixeiras. Na Europa Ocidental, virou rotina nos supermercados cobrar uma taxa para fornecer sacolas plásticas. Os clientes levam as suas de casa. Também na Europa, o bom e velho casco (de vidro ou de plástico) vale desconto na compra de refrigerantes e água mineral. Para a redução do lixo industrial, a União Européia está financiando projetos em que uma indústria transforma em insumo o lixo de outras fábricas. Até a fuligem das chaminés de algumas é aproveitada para a produção de tijolos e estruturas metálicas. Outros países que também possuem uma cultura bastante avançada sobre reciclarem são os países nórdicos, ou seja, Suécia, Dinamarca, Noruega, além da Alemanha. Em Portugal, recicla-se 15,7% do lixo produzido, segundo estatísticas. Isto é pouco se compararmos a meta de 25%, estipulada pela União Europeia. Então para que Portugal comece a reciclar mais, é preciso uma consciencialização de que é preciso separar o lixo e fazer a recolha selectiva.

terça-feira, maio 19

Learn more.. (Saiba mais ..)

• Qual é o tempo que estes materiais levam
para se decompor?


Material: Tempo de decomposição
  • Papel: De 03 a 06 meses
  • Pano: De 06 meses a 01 ano
  • Filtro de cigarro: 05 anos
  • Goma de mascar: 05 anos
  • Madeira pintada: 13 anos
  • Nylon: Mais de 30 anos
  • Plástico: Mais de 100 anos
  • Metal: Mais de 100 anos
  • Borracha: Tempo indeterminado
  • Vidro: Indeterminado
  • Lata de Aço: 50 anos
  • Garrafa plástica: 450 anos
  • Copo plástico: 50 anos
  • Lixo radioativo: 250.000 anos
  • Caixa de papelão: 02 meses
  • Lata de alumínio: 200 anos
  • Linha de nylon: 650 anos
  • Bóia de isopor: 80 anos



        Imagem mostrando como é feita a separação
                dos materiais para a reciclagem.